sexta-feira, 17 de março de 2017

Comparativo geográfico entre Azure, AWS e Google Cloud


AZURE, AWS e GOOGLE CLOUD.

A Atomia (http://www.atomia.com), elaborou um comparativo muito interessante entre as nuvem Amazon, Microsoft e Google. Notem que, Microsoft tem um poder de processamento e oferta geográfica com maior alcance que Amazon e Google juntas. Outro ponto importante, que devemos explorar nas conversas com os clientes, principalmente quando houver competição com outros players, é o fato de somente Amazon e Microsoft, tem Datacenter no Brasil.

Se fizermos um comparativo entre AWS que foi lançado em 2006, e que hoje possui cerca de 31 por cento do mercado de serviços em nuvem, Azure, onde a Microsoft tem feito grandes progressos (lançado comercialmente em 01 de fevereiro de 2010. Atenção: Na verdade, o lançamento foi em 27 de outubro de 2008) e o Google que começou a competir diretamente com eles quando lançou o Google Compute Engine (equivalente ao Amazon EC2) no final de 2013, veremos algumas diferenças significativas entre os três.

Um dos grandes benefícios de usar um provedor de Cloud é o ganho de recursos e serviços à sua infraestrutura, podendo facilmente ir da simples criação de servidores virtuais a serviços como IoT, Cognitive Services, BI, Big Data, Analytics e outros. Contudo, nem todos os players possuem todos esses recursos.


Estes três provedores têm Datacenters espalhados no mundo, mas como podemos ver abaixo, eles não são todos iguais em termos de cobertura.

No mapa e nos gráficos abaixo, temos os vários locais atualmente disponíveis da AWS, Azure e Google Cloud.



Observações:

1) Tanto Microsoft Azure, Amazon AWS e Google Cloud, não possuem datacenters na África ou no Oriente Médio.
2) Rússia e Europa Oriental também são pontos onde não operação de Datacenters.
3) A cobertura na América Latina é limitada ao Brasil.
4) Microsoft Azure ganha em termos de locais disponíveis, onde tem quase o dobro de AWS e mais de quatro vezes mais do que o Google Cloud (A Microsoft possui mais que o dois juntos).
5) Google Cloud, sendo o recente player, não alcançou a AWS e a Azure em termos de cobertura. Eles têm alguns furos em sua atual cobertura em comparação com os outros dois, com América do Sul e Oceania sendo os grandes. Considerando recursos significativos do Google e experiência de infraestrutura de internet, corrigir isso pode ser apenas uma questão de tempo e, recentemente anunciaram que vão adicionar mais locais.

Todos os três provedores estão expandindo suas operações, adicionando novos locais:

  • Amazon - 4 locais próximos: 1 na América do Norte, 2 na Europa, 1 na Ásia.
  • Microsoft - 8 locais próximos: 4 na América do Norte, 2 na Europa, 2 na Ásia.
  • Google - 8 locais próximos: 1 na América do Norte, 1 na América do Sul, 3 na Europa, 2 na Ásia, 1 na Oceania.
Todos os três provedores estão expandindo suas operações, adicionando novos locais:


Escrito por: Alexandro Prado - Arquiteto de Soluções Cloud | Brasoftware

​Obs.: Essas informações foram coletadas no site da Atomia.
Fonte:  https://www.atomia.com/2016/11/24/comparing-the-geographical-coverage-of-aws-azure-and-google-cloud/

Nenhum comentário:

Postar um comentário