segunda-feira, 17 de abril de 2017

Cognitive Services e IoT? O que posso fazer com isso?


Brasoftware e Microsoft Cloud
Quando falamos em nuvem, a primeira situação que nos veem a cabeça é o poder computacional, de forma similar aos servidores que temos hoje em nossos datacenters “dentro de casa” ou como falamos em TI: on-premises.

Fato que a nuvem fornece a possibilidade de processamento baseado em necessidades bem específicas. Ao invés de se adquirir hardwares, hardwares e mais hardwares para se atingir determinado requisito de uma aplicação corporativa como um ERP, servidores de bancos de dados ou até mesmo uma estrutura de correio eletrônico, podemos utilizar os mesmos recursos computacionais na nuvem, sob demanda, durante o período necessário. 24 horas por dia ou apenas 12 horas, 6 horas, 8 horas por dia, dependendo da aplicação. E assim por diante. Neste aspecto, vejo dois grandes benefícios da nuvem:


  1. O pagamento apenas pelo uso, naquele mês, do poder computacional.
  2. Trazer para pequenas e médias empresas o mesmo poder computacional que apenas grandes empresas tinham no passado, devido ao alto grau de investimento financeiro.
Podemos citar outros pontos como segurança, alta disponibilidade, escalabilidade, certificações por vertical, ISOs, mas deixarei este assunto para outro post.

Por outro lado, os CIOs hoje em dia enfrentam uma quantidade gigantesca de acrônimos que vão além de IaaS (Infrastructure as a Service / Infraestrutura como Serviço), SaaS (Software as a Service / Software como Serviço) ou PaaS (Platform as a Service / Plataforma como Serviço). Já é comum encontrarmos acrônimos como DBaaS (DataBase as a Service / Banco de Dados como Serviço), CIOaaS (CIO as a Service / CIO como serviço), AaaS (Authentication as a Service / Autenticação como Serviço), CFOaaS (CFO as a Service / CFO como Serviço), entre outros.

Mas os termos do momento, quando falamos em nuvem, não se restringem a apenas estes acrônimos modernos. Mas sim, outros utilizados quando falamos em possibilidades reais, que a nuvem pode nos oferecer:

IoT, Cognitive Services, Bot Framework, Machine Learning, Analytics, Big Data, Media Services, Power BI, ufa!! E a quantidade não é pequena! Dá só uma olhada....

Brasoftware e Microsoft Cloud

Esses novos termos nos proporcionam uma infinidade de opções, das mais simples as mais complexas. Um dashboard com dados estratégicos para o negócio, onde um CEO pode tomar uma decisão em questão de minutos. Até certo ponto, e com as ferramentas certas, isto pode ser considerado algo simples.

Brasoftware e Microsoft Cloud
Um exemplo de IoT (Internet of Things / Internet das Coisas): Imagine extrair dados de seu carro, aqueles que são visualizados no computador de bordo – RPM, consumo, autonomia, etc - e transferi-los para a nuvem e criar um dashboard de utilização e comportamento do carro a longo prazo. Alguns adaptadores e carros, mais inteligentes, podem trazer informações de manutenção ou erros de injeção eletrônica, câmbio automático, entre outros. Existem vários projetos deste tipo na internet e a maioria utilizando adaptadores OBD-II*, que você encontra em sites de compras no Brasil e no exterior. Ok, mas se eu já tenho essas informações no painel, onde seria uma aplicação corporativa? Se pensarmos em uma seguradora, por exemplo, a mesma poderia reduzir o custo do seguro para clientes que permitissem incluir um dispositivo no carro, que traria informações exatas sobre velocidade, data e hora, em um acidente. Pode-se comparar, inclusive, com o horário de acionamento de um airbag. Ou até mesmo uma frota de veículos corporativos, para monitoria de carros fora de rota. Para os coffee lovers, algo que não pode faltar nos escritórios é café! Basta monitorar a quantidade de pó de café, na máquina do seu escritório. 😉

Brasoftware e Microsoft Cloud

A Microsoft está pronta para soluções IoT, para integrar e transformar o seu negócio, com uma suíte que possui uma lista de dispositivos certificados para uso com o Azure (Nuvem Microsoft). O Azure IoT Hub é utilizado para conectar, gerenciar e controlar milhões de ativos IoT. Veja as infinitas possibilidades no site https://azure.microsoft.com/pt-br/suites/iot-suite.

Cognitive Services (Serviços Cognitivos) também é algo tão palpável quanto subir um servidor no Azure. A ponto de hoje existirem empresas que automatizaram até a recepção de seus escritórios. Tudo pela identificação da face, onde automaticamente pode-se até imprimir o crachá, após reconhecimento da pessoa. Basta apenas esperar o seu cliente ser informado através de processos internos e automatizados, que você já chegou, “fez” o seu crachá e já está à disposição para a reunião.

Brasoftware e Microsoft Cloud
Hoje, o Microsoft Azure possui APIs prontas para “ler” e interpretar uma foto ou até mesmo um vídeo em tempo real. Características como idade, emoção, se estamos com ou sem óculos, gênero e pode ser customizada para interpretar outras informações como: se a pessoa é funcionário ou visitante daquela empresa. Pode-se até comparar fotos diferentes para identificar se é ou não a mesma pessoa, trazendo até o nível de confiança daquela informação.

Faça o teste com a sua foto em: https://www.microsoft.com/cognitive-services/en-us/face-api.


Brasoftware e Microsoft Cloud
É importante para qualquer C-Level estar atento as possibilidades adicionais que a Nuvem proporciona, principalmente em questões de negócio e não mais tecnologia por tecnologia. Já há algum tempo, passamos de uma área com custo alto para uma área onde o investimento é cada dia mais estratégico para as empresas. E essas estratégias estão totalmente alinhadas. Ou pelo menos, deveriam...

*OBD significa On Board Diagnostics (Diagnóstico de Bordo) e foi adotado pela legislação brasileira a partir de 2010, na versão 2 (OBD-II ou OBD-2). Todo carro fabricado no Brasil, a partir desse ano, possui uma interface para esse tipo de dispositivo. É o que os mecânicos chamam de scanner. Ou seja, se você possui um carro fabricado no Brasil, 2010 ou acima, provavelmente seu carro possui uma entrada para esse tipo de dispositivo.

Brasoftware e Microsoft Cloud






Adaptador OBD-II genérico, com suporte a conexão Bluetooth.







Artigo publicado no Linkedin por: Fernando Branco
Cloud Executive - Brasoftware

Nenhum comentário:

Postar um comentário