segunda-feira, 29 de maio de 2017

6 verdades e 1 mentira sobre a transformação digital do seu e-commerce

Você sabia que mais de um quarto da população brasileira compra no mercado online¹ e que esse número não para de crescer? O mercado digital movimenta mais de 44 milhões de reais por ano e é um dos grandes potenciais para quem quer se destacar no varejo brasileiro. Mesmo assim, se estabelecer nesse meio não tem sido uma tarefa fácil: muitas empresas ainda apresentam dificuldade de agradar o consumidor online e gerar um crescimento sólido de seus negócios. Sabendo dos desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros no mundo digital, listamos abaixo seis verdades absolutas e uma grande mentira sobre a Transformação Digital do seu e-commerce que podem ajudar a melhorar seus resultados online:

A grande mentira: Transformação Digital é obrigação apenas da área de TI

Apesar de ser a nova tendência global, muitos líderes enxergam a estratégia digital como sinônimo de TI e responsabilidade exclusiva dessa área. São poucos aqueles que consideram a Transformação Digital como parte da estratégia da empresa como um todo e esse é o primeiro erro que você não pode cometer se pretende se destacar nesse mercado online.

1ª verdade: a Transformação Digital começa na estratégia da empresa

Transformação Digital é usar a tecnologia para se posicionar como um negócio digital e conseguir vantagem competitiva no mercado. Por isso, para ter os melhores resultados e aproveitar ao máximo o potencial da Transformação Digital no seu e-commerce, você deve considerá-la como parte fundamental de toda a estratégia da empresa e essa percepção deve estar presente no mindset de todos os funcionários. As empresas que consideram a Transformação Digital na estratégia do negócio possuem duas vezes mais chances de aumentar suas receitas e lucros no meio digital.

2ª verdade: os métodos disruptivos devem ser usados como aliados

O cenário digital impõe um grande problema para as empresas que estão acostumadas a métodos tradicionais de desenvolvimento de projetos. Produtos ou serviços desenvolvidos por essas metodologias possuem poucas chances de sucesso no meio digital, enquanto metodologias ágeis e adaptáveis, como o método High Performance Team, possuem 76% de sucesso³, devido a sua facilidade de compreender e se adaptar às reais necessidades do consumidor e priorizar e otimizar recursos.

3ª verdade: se você não focar na experiência do usuário, seu e-commerce não terá a menor chance de sucesso

Na era da informação, os consumidores são extremamente exigentes e possuem maiores expectativas em relação a sua experiência de compra. O desafio no meio digital é muito maior do que vender, é conquistar um cliente que compra seu produto em tempo real, usa diversos dispositivos e canais para tomar sua decisão e não se importa mais em ser fiel a sua marca. Para isso, suas ações devem ser baseadas em como cada uma delas pode influenciar na jornada de consumo do seu visitante e como criar uma experiência única, capaz de gerar não só a venda, mas também a recompra e indicação da sua marca e produtos.

4ª verdade: novas tecnologias trazem novas vantagens competitivas

Não é uma questão de usar todas as novidades tecnológicas e as mais complicadas no seu negócio: o segredo é identificar aquelas que podem gerar benefícios reais para seu e-commerce. Dessa forma, para aproveitar melhor a Transformação Digital, é necessário estar atento às novas tecnologias do mercado e sempre pensar em como usá-las para gerar vantagem competitiva.

Algumas das tecnologias que já se mostraram mais do que eficientes para impulsionar os resultados de lojas online foram a transição para um ambiente na Nuvem e o uso de integradores de sistemas de gestão, que reduzem os erros nos processos e aumentam a eficiência de suas ações, permitindo que seus líderes usem de forma mais inteligente seu tempo em decisões estratégicas e fiquem menos focados na resolução de problemas técnicos.

5ª verdade: as informações provenientes de dados são mais assertivas e levam a melhores resultados

A internet já tem mais de três bilhões de usuários em todo o mundo gerando dados todos os dias! Nesse meio, absolutamente tudo pode ser medido, como dados demográficos a cada movimento feito dentro da loja online. Entretanto, o desafio que muitas empresas têm encontrado ao tentar usar todos esses dados é como transformá-los em informações reais que ajudem no negócio. A resposta para isso é usar a tecnologia em seu favor e deixar que ela te mostre os padrões, como softwares de big data e machine learning, que são cada vez mais comuns entre as empresas que querem usar os dados para aumentar a assertividade de suas decisões, melhorar a experiência do usuário e criar vantagem competitiva no mercado.

6ª verdade: para se manter entre as melhores você precisa entender e aplicar o conceito de Iteração

Iteração é o ato de repetir o processo com a intenção de se aproximar de um objetivo, meta ou resultado desejado. No meio digital, tanto o mercado quanto o consumidor estão em constante mudança, por isso, sua empresa e soluções também devem estar. Esse é o grande diferencial das companhias que usam métodos de gestão disruptivos: elas adotam o conceito de iteração para buscar seus objetivos e se destacar no mercado, sabendo que uma solução ideal hoje pode não ter valor nenhum amanhã e que, para se manter no topo, os líderes precisam antecipar as tendências do mercado e estar sempre preparados para se adaptar aos novos cenários.

Essas verdades são baseadas nos seis pilares da Transformação Digital e usá-las irão determinar o sucesso do seu e-commerce no varejo eletrônico. Para que sua empresa não seja apenas mais uma no meio digital, você precisa usar a tecnologia para conquistar vantagem competitiva para sua empresa, adotando novos métodos e ferramentas de forma inteligente, usando dados que melhorem a experiência do usuário e preparem sua empresa para atuar de forma inteligente nesse mercado.


Fontes:

Webshoppers – 35º Edição, Ebit 2017.
Webshoppers – 35º Edição, Ebit 2017.
Chaos Manifesto – Project Smart, 2016.
International Telecommunication Union – 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário