segunda-feira, 24 de julho de 2017

Como as empresas podem transformar o poder dos dados em oportunidades de negócio?

Você conhece o perfil do seu próximo melhor cliente?

Ou sabe quanto sua empresa terá de despesa no próximo trimestre?

Ou talvez, quais são os clientes que estão mais propensos a cancelar o contrato?

Algumas empresas foram buscar essas respostas na análise de dados – corporativos ou não – e já conseguem responder essas e muitas outras perguntas de negócio.

Organizações das mais variadas verticais de mercado estão transformando seus negócios por meio de uma cultura data-driven, em que a análise de dados embasa o processo de tomada de decisões, táticas e estratégicas.

Para suportar e fomentar a cultura dos dados, é essencial existir a combinação de três fatores:

Capacidade de acumular e gerenciar grandes volumes de dados: dados corporativos, obtidos em sistemas operacionais, essencialmente, e dados externos, extraídos de redes sociais, fontes de dados públicas do governo, entre outros;

Acesso às ferramentas: obter soluções e serviços que permitam explorar, compartilhar e apresentar análises de dados;

Utilização dos dados: refere-se à capacidade de correlacionar estes dados e aplicar algoritmos de inteligência artificial de forma a gerar insights de negócios que embasarão a tomada de decisões.

Segundo Roberto Prado, Cloud & Enterprise Director da Microsoft Brasil, “o desafio que muitas empresas têm encontrado ao tentar usar todos esses dados é como transformá-los em informações reais que de fato beneficiem o negócio. A resposta para isso é usar a tecnologia em seu favor e deixar que ela te mostre os padrões. Isso pode ser feito, por exemplo, com softwares de Inteligência Artificial (incluindos os algoritmos de machine learning), que são cada vez mais comuns entre as empresas que querem usar os dados para aumentar a assertividade de suas decisões, melhorar a experiência do usuário e criar vantagem competitiva no mercado, promovendo uma verdadeira transformação digital de seu negócio”, afirma o executivo.

Não é à toa que este assunto se tornou pauta dos principais encontros de negócios e de tecnologia do mundo. As gigantescas possibilidades abertas pelo avanço da computação em nuvem e da Inteligência Artificial, somadas à flexibilidade e eficácia na análise e cruzamento de dados que ferramentas analíticas modernas propiciam potencializou o surgimento de soluções de big data analytics.

A Microsoft, por exemplo, tem hoje uma das principais plataformas de computação em nuvem do mercado – o Azure – , e oferece uma coleção crescente de serviços integrados que possibilitam, por exemplo, a criação de servidores virtuais, redes hibridas, aplicações web, micro serviços, soluções de IoT (Internet of Things) e de Data Analytics, para citar algumas das possibilidades.

Como uma empresa pode usar o Data Analytics para vender mais e melhor?


No contexto econômico em que vivemos, identificar novos leads e convertê-los em clientes mais rapidamente e com mais eficácia se tornou palavra de ordem. E data analytics pode ser a melhor alternativa para isso. Encontrar um parceiro para auxiliar a encontrar as melhores soluções é o primeiro passo. A Programmer’s – Beyond IT, que desenvolve soluções de negócio baseadas em análise de dados e computação em nuvem, por exemplo, leva para o mercado soluções que buscam extrair valor da análise de dados. “Temos obtido muito sucesso em ajudar organizações a estabelecer uma cultura de tomada de decisões embasadas em dados e a empoderar os usuários de negócio com ferramentas analíticas no conceito self-service BI”, afirma Fernando Zambroti, Diretor de Novos Negócios da empresa.

Com a proposta de ajudar as empresas a traçarem o perfil de seu cliente ideal, e encontrarem seu próximo melhor cliente com mais agilidade, a Programmer’s firmou uma parceria com a Neoway, principal empresa de Inteligência de Mercado do país, para unir a rica plataforma de Big Data para Negócios ao BI Corporativo das organizações. Como isso se traduz para as empresas? Ampliação de inteligência, aumento e capacidade analítica e decisões mais ágeis e eficazes.

Rafael Dourado, especialista em Data Analytics da Programmer’s, explica como a solução funciona. “Como um dos primeiros passos, realizamos uma análise e enriquecimento de dados da carteira de clientes (B2B). Este processo nos permite identificar quais são os perfis de cliente ideais – aqueles que trazem mais retorno para a empresa”. Segundo ele, “o próximo passo é integrar com a plataforma Neoway, que possui uma base de mais de 35 milhões de empresas no Brasil, formada por meio da consulta à mais de 3 mil fontes de dados diferentes no mercado. Desta forma, conseguimos analisar o mercado endereçável e identificar leads para a força de vendas”.


A solução completa é composta pelo acesso à plataforma de Inteligência da Neoway, pela análise de Potencial de Mercado, dashboards analíticos em Power BI, da Microsoft, módulo de exportação de leads para o CRM do cliente e um conjunto de licenças do Power BI Pro, plataforma de análise de negócios baseada em nuvem da Microsoft.

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