quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Os TOP 10 temas sobre Cybersecurity para PMEs em 2018

À medida que as novas ameaças surgem, as pequenas e médias empresas são as mais afetadas.

Na maioria das pequenas e médias empresas ao redor do mundo, muitos deles ainda não possuem uma familiaridade com os conceitos básicos de segurança cibernética.


Até recentemente, a maioria dos provedores de serviços em nuvem não sentiam a urgência de ajudar seus clientes a compreender as ameaças virtuais. Certamente, eles estavam cientes de ameaças, como o Ransomware, mas dificilmente conseguiriam imprimir esse senso de urgência em Pequenas e Médias Empresas. Na prática, isso significava que eles reagiam conforme eram afetados, ou seja, não se precaviam corretamente para evitar que o ataque acontecesse.

A segurança precisa se tornar algo importante e ficar sempre em pauta. Uma boa forma de se precaver melhor é ampliar o conhecimento nos tipos de ataques mais recorrentes.
Certamente nenhum documento pode abranger tudo o que você precisa saber sobre o assunto, mas aqui estão alguns links de ótimos conteúdos publicado pelo US-CERT e NCSC da Grã - Bretanha : National Cyber ​​Security Center, juntamente com 10 tópicos principais que você pode se familiarizar em 2018.
Malware
Malware é pequeno software malicioso, que pode ser usado para comprometer as funções do seu computador, roubar dados ou ignorar controles de acesso. Outros termos mais comuns; adware, bots, bugs, rootkits, spyware, cavalos de tróia, vírus e worms.
Adware
Adware ou Advertising Software é um tipo de malware que entrega anúncios automaticamente. Exemplos comuns de adware incluem anúncios pop-up em sites e anúncios que são exibidos por software. Muitas vezes, o software e as aplicações oferecem versões "freemium" que são fornecidas com adware. O Adware tornou-se extremamente popular em sites de redes sociais, não é incomum que o adware venha incluído com spyware capaz de controlar a atividade do usuário e roubar informações. Devido às capacidades adicionais de spyware, os pacotes de adware / spyware são significativamente mais perigosos do que o adware por conta própria.
Bots
Bots são programas de software criados para executar operações específicas automaticamente. Enquanto alguns bots são criados para fins relativamente inofensivos, como leilões na Internet, concursos online e jogos de vídeo. É cada vez mais comum ver os bots serem usados ​​maliciosamente. Os Bots podem ser usados ​​coletivamente em um grupo, que é chamado de botnet. Esses botnets podem então ser usados ​​em ataques DDoS ou para distribuir malware disfarçado como itens de pesquisa populares em sites de download. Os sites podem proteger contra bots com testes CAPTCHA (por exemplo, "Eu não sou um robô") que verifica usuários como humanos.
Bugs
No contexto do software, um erro é uma falha que pode ser explorada. Essas falhas geralmente são o resultado de um erro humano e tipicamente existem no código-fonte ou desenvolvedores de um programa. Os erros menores apenas afetam ligeiramente o comportamento de um programa, mas os erros mais significativos podem causar problemas ou travamento. Os erros de segurança são o tipo mais grave de erros, pois estes podem permitir que os invasores ignorem a autenticação do usuário, anulam privilégios de acesso ou mesmo roubam dados. Os programas de recompensas de insetos têm sido um ótimo motor de incentivo ao relatório desses erros.
Ransomware
O Ransomware é uma forma de malware que mantém um sistema de computador travado enquanto exige um resgate. O malware restringe o acesso do usuário ao computador, criptografando arquivos no disco rígido ou bloqueando o sistema. O Ransomware tipicamente se espalha como um vírus normal do computador que bloqueia suas funções através de um arquivo baixado ou através de alguma outra vulnerabilidade em um serviço de rede. Com uma alta taxa disseminação, uma forma rápida para o ganho financeiro e obscuridade usando bitcoins como pagamento, a Ransomware foi amplamente divulgado em 2017.
Rootkit
Um rootkit é um tipo de software malicioso projetado para acessar ou controlar remotamente um computador sem ser detectado por usuários ou programas de segurança. Uma vez que um rootkit foi instalado, é possível que a parte maliciosa por trás do rootkit acesse e roube informações ou altere software, incluindo software de segurança. Como um rootkit fica camuflado sua presença é difícil de detectar. Empresas e usuários finais podem proteger-se de rootkits corrigindo regularmente vulnerabilidades, atualizando definições de vírus e evitando downloads suspeitos.
Spyware
Spyware é um tipo de malware que funciona espionando os usuários sem o seu conhecimento. Os recursos de espionagem podem incluir monitoramento de atividades e colheita de dados, que monitora informações de informações de contas, e-mail e detalhes de login do site e informações financeiras, como cartões de crédito e números de conta. Spyware se espalha explorando vulnerabilidades de software ou se agrupando com software original, mais comum em versões de software livre.
Cavalo de Tróia
Um cavalo de Tróia, mais conhecido como um "Trojan", leva após o mito em que ganhou seu nome disfarçando-se como um arquivo ou programa normal que engana os usuários para deixá-lo passar, seja baixando ou instalando. Uma vez no sistema, um invasor pode controlar a máquina remotamente e realizar qualquer tarefa mal-intencionada ou instalar outros malwares.
Vírus
Um vírus é uma forma de malware que é capaz de copiar-se utomaticamente e se espalhar para outros computadores. Os vírus freqüentemente se espalham para outros computadores, anexando-se a vários programas e executando o código quando um usuário executa um programa infectado. Os vírus podem ser usados ​​para roubar informações, criar botnets e roubar dinheiro.
Worm
Realiza ações muito semelhantes aos vírus quando infectam uma máquina, a maior diferença entre os dois é que um pode se espalhar sozinho (através de vulnerabilidades do sistema operacional) e não requer nenhuma intervenção humana. Worms tipicamente causa danos às suas redes host, consumindo consumo de banda e sobrecarregando servidores da Web. Worms também pode conter cargas úteis, que é uma ação além de se espalhar, isso pode danificar o computador host roubando dados ou mesmo criando botnets.
Converse com nosso time de especialistas em segurança e tire todas as suas dúvidas: (11) 3179-6900 | symantec@brasoftware.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário