segunda-feira, 2 de abril de 2018

O que esperar da Realidade Mista em 2018

“Como será o ano de 2018 para a indústria de Realidade Mista (RM), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)?” 

Sem dúvida, esse é um momento emocionante. A inovação está crescendo!
Seu uso está aumentando e vemos experiências transformadoras que redefinem a maneira como trabalhamos, nos comunicamos, aprendemos e jogamos.

Então, o que este ano nos reserva ? Nos próximos meses, acreditamos que três tendências definirão nosso setor.


TENDÊNCIA 1: RM + Inteligência Artificial

A Realidade Mista (RM) e a Inteligência Artificial (IA) estão entre as principais mudanças tecnológicas que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, descreve como definindo o futuro da computação. Hoje, com o HoloLens, as soluções de RM + IA estão ajudando os clientes a fazer coisas antes impossíveis. A capacidade de mesclar os mundos físico e digital na realidade mista nos permite construir experiências em que pessoas, lugares e coisas se tornam independentes de sua localização física e podem interagir digitalmente. A IA impulsiona ainda mais essas experiências, nos dando superpoderes no espaço e no tempo.

Anunciamos, em julho do ano passado, que a próxima versão do HoloLens irá incorporar ainda mais a IA no nosso silício personalizado, a Unidade de Processamento Holográfico ou HPU. Isso permite que os computadores realmente percebam o ambiente ao redor, e estamos apenas começando. O poder computacional fornecido pela nuvem é um dos catalisadores que aceleram a IA, e este é o ano em que a nuvem de realidade mista se torna real. A IA assistida por nuvem, para entender objetos físicos, está acontecendo hoje. Combinar isso com a realidade mista nos permitirá oferecer experiências de realidade mista com pessoas, lugares e coisas.


TENDÊNCIA 2: RA + RV

Desde o primeiro dia, nos concentramos em uma jornada de realidade mista que possa abranger experiências de RA e RV, para que você possa ter o melhor dos dois mundos. A premissa aqui é a escolha. Escolha para os clientes e oportunidade para os nossos parceiros, conectados a uma única plataforma que pode atingir todo o espectro.

Na Build 2017, organizamos uma demonstração com nossos parceiros no Cirque du Soleil, e acho que foi um bom exemplo de como a RM traz as soluções de RA e RV juntas. Haverá um momento em que alguém usará o HoloLens e trabalhará com realidade mista. Ele(a) pode decidir que precisa ou quer se comunicar com outra pessoa, fazendo com que ele(a) se teletransporte, e um headset de realidade virtual pode proporcionar essa capacidade.

Há também um enorme valor no uso da realidade mista para colaborar e cocriar da maneira mais imersiva possível. Às vezes, você não pode ficar lado a lado com alguém, mas o trabalho que você está fazendo requer esse nível de proximidade. Mais do que apenas uma experiência de comunicação compartilhada, você exige presença. A realidade mista permite que você esteja presente e compreenda as coisas, mesmo quando as pessoas não estão fisicamente no mesmo espaço.


TENDÊNCIA 3: Comunicação Imersiva

As experiências de hoje podem ser solitárias e isoladas. As futuras experiências de RM que criamos devem ser compartilháveis. Para mim, o aplicativo matador será a comunicação social, experiências que derrubam as paredes do isolamento. Acredito que a realidade mista tem o poder de conectar as pessoas de maneira convincente e significativa. Da nossa vida profissional à nossa vida pessoal, a comunicação e a presença são o elo que nos une.

Como alguém que trabalha com pessoas em todo o mundo, estar presente causa um grande impacto. Sabemos que um dos desafios que muitos empregadores e funcionários enfrentam é que pode ser difícil para as pessoas estarem no mesmo lugar ao mesmo tempo. A realidade mista nos dá a capacidade de transcender o tempo e o espaço, e no futuro próximo você poderá se comunicar de uma maneira mais imersiva do que nunca.

Também penso em como a realidade mista vai mudar a maneira como eu me comunico na minha vida pessoal. O espaço e o custo são ilimitados na realidade mista. Como um pai de uma menina de 7 anos, com a maioria da minha família morando no Brasil, adoro imaginar uma realidade em que ela possa interagir com todos nos fins de semana, jogar um jogo de tabuleiro em volta da mesa com seus primos do outro lado do mundo de uma maneira socialmente presente e imersiva.

Nosso trabalho com o AltspaceVR é apenas o começo. Você nos verá trazendo essa inovação de novas maneiras.

Fonte: NewsMicrosoft
https://news.microsoft.com/pt-br/o-que-esperar-da-realidade-mista-em-2018/


Nenhum comentário:

Postar um comentário